5 - MEIO AMBIENTE
5.1 RECONHECER O ESTADO DE EMERGÊNCIA CLIMÁTICA A NÍVEL MUNICIPAL
O primeiro passo para solucionarmos um problema é reconhecê-lo como um. Em 2021, nosso companheiro Wiliam Siri, vereador da cidade do Rio pelo PSOL, protocolou na Câmara Municipal um Projeto de Lei que reconhece o estado de Emergência Climática na cidade do Rio.
Com as últimas fortes chuvas que atingiram nossa cidade e várias cidades da Região Metropolitana neste ano, além do desastre histórico do Rio Grande do Sul, é urgente que a Prefeitura de Duque de Caxias reconheça oficialmente esse estado.
5.2 PLANO MUNICIPAL DE ARBORIZAÇÃO URBANA
Apenas neste ano, nossa Região Metropolitana já quebrou vários recordes de temperatura por conta das frequentes ondas de calor agravadas pela Emergência Climática. Ações de adaptações das nossas cidades estão se tornando cada vez mais necessárias para enfrentarmos essa nova dinâmica do clima que, infelizmente, só tende a piorar. Numa ação micro que o poder municipal pode fazer, é tornar nossa cidade mais verde, principalmente nas áreas de maior densidade e menor presença de árvores.
Duque de Caxias precisa de um plano para nortear esse preparo, indo além do que simplesmente plantar árvores sem nenhum critério pela cidade. Precisamos ter planejamento, criar e integrar um Plano Municipal de Arborização Urbana também com outras políticas e outros municípios da Baixada.
5.3 SANEAMENTO É BÁSICO!
Nos anos de 2021 e 2022, 100% de todas as coletas feitas pelo INEA para monitorar a qualidade da água de rios e outros corpos d’água em Duque de Caxias foram classificadas como “ruins” ou “muito ruins”, resultado do nosso péssimo saneamento básico. Apenas 1,6% da população da nossa cidade tem seu esgoto tratado e coletado, um percentual muito baixo se comparar com nossa capacidade econômica e orçamento anual.
Estarei empenhada, se eleita, em colocar a Câmara Municipal para tomar providências a fim de universalizar a coleta e o tratamento de esgoto. É uma tarefa difícil, nosso cenário é péssimo, mas precisamos de ação. Nos colocarmos junto à Prefeitura (e também ao Governo do Estado) para cobrar projetos essenciais a essa área é de extrema necessidade.
5.4 RIOS VIVOS
Duque de Caxias tem um papel protagonista na despoluição da Baía de Guanabara, possuindo rios importantes que deságuam em suas águas, como o Rio Meriti e o Rio Sarapuí. Nossa cidade precisa se empenhar para livrar a Baía de receber tanto esgoto in natura e poluição.
Temos inúmeros projetos e ações viáveis parados nas gavetas da Prefeitura. Precisamos colocar em prática medidas simples mas eficazes como a limpeza dos rios, reflorestamento de suas margens, a fiscalização da ocupação ao seu longo – medida mais que urgente para evitarmos perdas humanas e materiais –, e do despejo de resíduos industriais, além de campanhas educativas para colocar a população como aliada nesse trabalho tão importante. Nossa cidade precisa de seus rios vivos.