top of page
WhatsApp Image 2024-08-16 at 14.45.42.jpeg

4- PLANEJAMENTO URBANO

4.1 URBANISMO TÁTICO

Inúmeras cidades ao redor do mundo estão adotando políticas de mais humanas e próximas das pessoas, se tratando de Planejamento Urbano. Ações como o Urbanismo Tático podem transformar a relação do espaço com a cidade de uma maneira muito perceptiva. Um ótimo modelo é a cidade do Rio com o Boulevard Olímpico, por exemplo. Uma área totalmente revitalizada e voltada aos pedestres e eventos culturais, atividades de lazer e economia, com feiras de artesanato. Espaços restritos apenas aos pedestres e ampliação do espaço público dedicado a eles são políticas que marcam presença e geram um impacto positivo enorme, mudando a relação das pessoas com o entorno. 

 

Uma cidade precisa ser e estar próxima das pessoas de um modo gentil e acolhedor. Uma Cidade repulsiva e distante não é bom para ninguém, muito pelo contrário, essa distância afeta nossa economia e nossas relações de cultura e lazer.

 

Pensarmos numa Caxias mais humana e gentil ao pedestre e a micro mobilidade é fundamental para combater nossa desigualdade no acesso à cidade e a seus serviços.

 

4.2 CIDADE ESPONJA

Não dá mais pra nossa cidade ignorar os efeitos do estado de Emergência Climática que nosso planeta enfrenta, desastres causados por temporais estão cada vez mais frequentes, como o que ocorreu no início deste ano. Duque de Caxias precisa se prevenir com sabedoria, planejamento e estratégia.

 

Guiadas pelo conceito de Cidade Esponja, várias cidades ao redor do mundo estão adotando medidas mais modernas para prevenir esses desastres. Uma Cidade Esponja é uma cidade que trata a chuva com respeito, deixando que siga seu curso natural de contato e infiltração com o solo. A Baixada não tem esse nome à toa, estamos numa região naturalmente alagada e que precisa ter essas características preservadas para nossa segurança.

 

É insustentável nossa cidade continuar crescendo concretando seu solo desenfreadamente, sem áreas verdes, sem jardins de chuva, sem revestimentos que permitem que a água da chuva infiltre no solo. A Prefeitura não pode continuar insistindo nas mesmas práticas de sempre que, como vimos, não soluciona nossa urgência. Caso eleita vereadora, pautarei o tema para a Prefeitura não mais ignorar essas medidas tão necessárias.

bottom of page